Conexão instável no servidor? Saiba como lidar!
Se você está tendo dificuldades para jogar, seja por ping alto, travamentos, problemas para encontrar o servidor na lista de servidores ou uma suspeita de proxy, respire fundo: isso pode ser resolvido!
Aqui estão algumas dicas e informações que podem te ajudar a voltar à ação rapidamente:
Diagnóstico inicial
Primeiro, vale a pena entender o que pode estar acontecendo:
- Problemas de rota: Algumas operadoras escolhem caminhos menos eficientes para conectar você servidores de terceiros, sendo assim, isso pode causar problemas de lags e travamentos.
- Instabilidade da sua rede: Conexões Wi-Fi ou redes sobrecarregadas podem afetar a performance da sua internet.
- Problemas com o anti-proxy: Proxys como: ExitLag, NoPing, Cloudflare WARP, dentre outros, são proibidos dentro do servidor, sendo assim, você não vai conseguir se conectar.
O que você pode fazer agora?
Tente as soluções abaixo. Não precisa seguir na ordem, escolha a que parece mais prática no momento e que vá resolver o seu problema:
- Teste outra rede: Use a internet de um celular ou peça a um amigo para testar a conexão dele no servidor. Assim, você identifica se o problema é na sua rede.
- Ajuste suas configurações de jogo: Certifique-se de que está usando a versão certa do Minecraft e revise sua lista de servidores e o endereço de IP (rededust.com, dustmc.com.br ou mc-dust.com.br).
- Conecte por cabo: Sempre que possível, utilize um cabo Ethernet, pois ele oferece maior estabilidade do que Wi-Fi.
- Desative seus programas de proxy: Caso você esteja utilizando algum programa de proxy, sua conexão será barrada, então sugerimos que você o desative.
- Limpe o cache de DNS: No Windows, abra o prompt de comando (cmd), digite ipconfig /flushdns e pressione Enter.
"Não estou usando proxy e mesmo assim estou tendo minha conexão barrada"
Calma jovem, vou te ajudar, certo? Provavelmente retornará essa mensagem para você em caso de suspeita de proxy:
Você vai até o site meuip.com, copie o seu endereço de IP e envie-nos pelo ticket clicando aqui.
Lembrando que todas as informações anexadas no atendimento são confidenciais e não serão compartilhadas com terceiros.
A partir daí é com a gente, beleza?
Precisa de ajuda especializada?
Se nenhum dos passos acima resolver, aqui estão mais algumas ações para solucionar o problema:
- Entre em contato com sua operadora de internet. Explique que há dificuldades para acessar determinados servidores e peça uma análise da rota de conexão.
- Gere um relatório de tracert. Ele pode ajudar tanto nossa equipe quanto a operadora a entender o que está acontecendo.
Para aprender a gerar um tracert, clique aqui: Guia de tracert.
Por que isso acontece?
Rotas de conexão são como estradas na internet: algumas podem estar congestionadas ou bloqueadas, especialmente em horários de pico. Apesar de nossa equipe monitorar constantemente os servidores, a estabilidade da rota depende da sua operadora.
Dica extra:
Caso sua conexão melhore após mudar de rede, isso confirma que o problema é de rota. Nesse caso, insistir com sua operadora pode ser a melhor solução a longo prazo. Esperamos que estas dicas ajudem! Se precisar de mais suporte, envie um ticket que estaremos sempre prontos para ajudar.
Boa sorte e bom jogo!